Padrão moral – um inimigo dos últimos dias – Estudo Bíblico



►►► https://gospelma.is/e/18952 ◄◄◄ Leia o estudo bíblico completo e muitos outros!

O padrão moral : um inimigo dos últimos dias (I Coríntios 5)

Logo no primeiro versículo, Paulo expõe uma questão interessante, ele diz: “Geralmente se ouve…”.
Tudo leva a crer que a situação de imoralidade na igreja de Corinto ganhou às ruas e se tornou pública. “Se ouve” é uma expressão um tanto quanto vaga. Ela não se preocupa em identificar o autor da declaração, como se quisesse deixar subentendido que a informação já é do conhecimento da sociedade.

E aqui cabem algumas observações que algumas vezes ou passam despercebidas ou simplesmente são mal interpretadas no que diz respeito à nossa vida cristã.

Em primeiro lugar, embora vivamos para e por Deus, temos uma imagem pública que deve refletir esse caráter de vida. Ou seja, nossa vida deve ser coerente com aquilo que pregamos e cremos.

Em I Tessalonicenses 5:22 está escrito: “Abstende-vos de toda a aparência do mal” (ACF). A Bíblia de Jerusalém, bem como a Versão AEC, usa a expressão “Toda espécie de mal”. Ou seja, se na primeira versão, podemos entender que esta se refere a não só o que seja mal, mas até o que se pareça com ele deve ser evitado, na segundo versão tudo isso está perfeitamente englobado.

A palavra grega ‘EIDOUS’ traduzida por ‘aparência’ ou ‘espécie’ e, às vezes ‘forma’, tem haver com o que se vê, com a imagem real que se projeta ao mundo. Algo que muitas vezes tem sido levado a extremos e, como tal, produzido efeitos doutrinários distorcidos como todo excesso é capaz de produzir.

Ou seja, devemos, sim, atentar para a imagem real que deixamos o que nos cerca ter de nós. Aquela antiga ladainha de que Deus quer só o coração há muito se perdeu no universo das inutilidades. E o que isso tem a ver com a primeira frase de Paulo em I Coríntios 5:1? Simples, a conduta, o comportamento, o proceder dos crentes da igreja de Corinto, já davam margem para comentários, de tal forma que, ao contrário de I Coríntios 1:11, quando o apóstolo identifica sem vacilar os autores da denúncia, aqui ele se resume em dizer “Se ouve”. A questão atravessou os muros e ganhou o mundo exterior.

Ao contrário do que se pensa, Deus se importa, sim, com a nossa aparência e com o que aparentamos em todos os setores da nossa vida. Se isso não fosse verdade, não teríamos passagens bíblicas falando sobre cabelos (I Coríntios 11:14-15), roupas e jóias (I Timóteo 2:9 e I Pedro 3:3-5), amizades e companhias (I Coríntios 15:33). Ou seja, assuntos que dizem respeito à aparência.

E qual a imagem que passava a igreja de Corinto? A de imoralidade total. A versão ACF usa o termo ‘fornicação’, enquanto que a BJ chama o pecado de ‘luxúria’. A palavra no original era ‘PORNEIA’, que, literalmente, aponta para relacionamentos íntimos ilícitos, logo, qualquer um dos significados mantém a ideia correta. A carnalidade da igreja de Corinto chegou ao ponto de deixar de queixo caído até os descrentes. Não é o que temos visto até nos dia de hoje?

A igreja cristã moderna é tão relativista na questão do pecado, que já o admite de tal forma que chega a chocar até os ímpios. No caso da igreja de Corinto foi a lascívia, mas poderia ser, sem problemas, a corrupção financeira, já alertada na Escrituras (II Pedro 2:3 e I Timóteo 6:5-6), o ecumenismo, criticado severamente pelo profeta Elias (I Reis 18:21) e pelo próprio Cristo (João 4:22), o envolvimento da igreja com política, as inovações teológicas desprovidas da mínima fundamentação, como a ordenança de mulheres ao sacerdócio, a liberação aberta do uso de bebidas alcoólicas e, não há de admirar, em um futuro próximo, do jeito que a coisa caminha, até do uso de maconha, a extorsão pecuniária do rebanho, o liberalismo feminismo e muito mais.

Acesse o Gospel+ https://gospelmais.com.br/?utm_source=Youtube
Notícias Gospel: https://noticias.gospelmais.com.br/?utm_source=Youtube
(mais na descrição)
Música Gospel: https://musica.gospelmais.com.br/?utm_source=Youtube
Livros Evangélicos: https://livros.gospelmais.com.br/?utm_source=Youtube
Estudos Bíblicos: https://estudos.gospelmais.com.br/?utm_source=Youtube
CANAL BÍBLIA SAGRADA (assine): https://youtube.com/c/gbiblia?sub_confirmation=1
Site Bíblia Sagrada: https://biblia.gospelmais.com.br/?utm_source=Youtube

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. Jack disse:

    If ϳob safety is high on your ⅽhecklist of priorіties, this iѕ another factor that isnt
    provided bby freelancing. Mɑny people have to be аѕsured of ѕteady income, at
    a charge that theʏ will ⅽount on, tto bbe ablе to holԀ
    theіr payments and on a regular baѕis dwelling bіlls ass much as
    date. Freelancing will not provide the joƄ and
    revenue safety that youd habe from being on the
    employees of a laԝ fiгm.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *